Impacto do Ciclo de Vida do Medicamento no Ambiente – Notícias


Decorreu na passada terça-feira, 8 de abril, o webinar “Impacto do Ciclo de Vida do Medicamento no Ambiente” organizado pelo grupo de trabalho “Medicamento e Ambiente” da Ordem dos Farmacêuticos (OF).

Helder Mota Filipe, bastonário da OF, reafirmou o sério compromisso da OF com a promoção da sustentabilidade ambiental e a redução do impacto ambiental dos medicamentos e produtos de saúde. Recordou ainda a responsabilidade deontológica do farmacêutico na promoção do uso sustentável do medicamento e no aumento dos ganhos em saúde tendo consciência dos riscos e impactos das suas atividades no ambiente.

Durante a sessão, Humberto Martins, coordenador do Grupo de Trabalho, apresentou a posição da OF “Medicamento e Ambiente” publicada no final de 2024. Na sua intervenção destacou os dados recolhidos pelo questionário sobre a aferição da sensibilidade dos farmacêuticos para a sustentabilidade ambiental, que contou com a participação de 200 farmacêuticos. De destacar que cerca de 96% destes profissionais considera que pratica ações de redução de impacto ambiental, e porém cerca de 82% sente que precisa de mais formação nesta área.

 

O webinar contou ainda com a intervenção de Luís Campos, presidente do Conselho Português para a Saúde e Ambiente, que abordou o impacto do setor da saúde nas alterações climáticas, assim como a urgência dos profissionais de saúde contribuírem para a construção de políticas públicas que contemplem o conceito de sustentabilidade ambiental de forma transversal.
Pode ver ou rever este webinar aqui.

 

Link da fonte

Scroll to Top