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III workshop PEP dedicado aos estágios do MICF – Notícias


A Plataforma Ensino-Profissão (PEP) voltou a reunir profissionais e académicos para mais um workshop, desta feita dedicado ao tema dos estágios. Os representantes das instituições de ensino superior que lecionam o Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas (MICF), dos Colégios de Especialidade e Grupos Profissionais da Ordem dos Farmacêuticos (OF) e das associações setoriais, analisaram as diferentes linhas de orientação para os estágios curriculares e debateram propostas concretas para uma maior homogeneidade entre faculdades, bem como para uma maior adequação ao mercado de trabalho e às necessidades dos cidadãos e sistema de saúde.

O evento iniciou-se com uma
intervenção do presidente da Secção Regional do Norte da OF, Franklim Marques,
que, na qualidade de anfitrião deste terceiro workshop, lembrou que os estágios
em diferentes áreas da profissão são uma componente extremamente importante
para assegurar as competências dos farmacêuticos.

A coordenadora da PEP, Margarida
Caramona, fez uma retrospetiva sobre as atividades desenvolvidas pela
Plataforma, desde o lançamento da ideia por parte bastonária, em julho de 2016,
até à realização deste workshop. Foram ainda apresentadas algumas atividades
planeadas, caso a Direção Nacional entenda manter no próximo mandato a linha de
trabalho desenvolvida até ao momento.

O coordenador do Observatório da
Empregabilidade no Setor Farmacêutico, Carlos Afonso, fez também um ponto de
situação sobre o inquérito promovido pela OF, revelando que os resultados serão
divulgados brevemente, após apreciação da Direção Nacional.

Ao longo do dia, as nove
instituições de ensino foram apresentando os seus programas de estágios. O
Colégio de Especialidade de Farmácia Hospitalar e o Grupo Profissional de
Farmácia Comunitária apresentaram depois algumas propostas concretas para
melhorar estes estágios, que foram depois comentadas pela Associação Nacional
das Farmácias, Associação das Farmácias de Portugal, Associação Portuguesa de
Farmacêuticos Hospitalares e Associação Portuguesa de Estudantes de Farmácia.

 

A PEP é uma estrutura consultiva
da Direção Nacional da OF, que tem como missão refletir sobre a qualidade e a
atualidade do ensino de Ciências Farmacêuticas, na perspetiva da integração das
diversas áreas de intervenção profissional. Este conselho procura responder ao
desafio de aproximação entre o ensino e a prática profissional.

No primeiro workshop organizado
pela PEP, no dia 24 de março, as várias instituições de ensino apresentaram os
respetivos planos curriculares, a evolução do número de alunos, a
empregabilidade e a oferta pós-graduada. Os profissionais apresentaram, por sua
vez, os principais desafios que cada área de exercício da profissão
farmacêutica atravessa e que tipo de oferta formativa poderá colmatar as
carências dos profissionais nos diferentes setores de atividade.

No
segundo workshop, realizada a 20 de setembro, os representantes das faculdades,
dos Colégios de Especialidade e Grupos Profissionais da OF debateram as
metodologias de ensino, com apresentações de Andreia Bruno, sobre o modelo adoptado pela Universidade de Monash, e outras faculdades australianas, e de Diogo Capítulo, sobre os resultados do inquérito realizado pela Associação
Europeia de Estudantes de Farmácia (EPSA).

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