A III Convenção Internacional dos Enfermeiros, que está a decorrer, em Fátima, contou com a participação, esta sexta-feira, 22 de novembro, da presidente do Conselho de Administração da SPMS, Sandra Cavaca. A mesa-redonda foi dedicada à “Inovação Digital e Sistemas de Informação”.
A dirigente falou sobre o papel da SPMS no desenvolvimento de sistemas de informação para a Saúde, que visam apoiar a atividade e o desempenho dos enfermeiros, destacando a importância da inovação tecnológica para melhorar a prestação de cuidados de saúde aos utentes.
A SPMS assegura tecnologia acessível e transversal, procurando facilitar a utilização através da inovação e evolução contínua, quer pelo desenvolvimento de soluções tecnológicas na área dos sistemas de software, quer em serviços prestados a outras entidades, nas áreas de compras, dados, software e saúde digital.
Sandra Cavaca destacou ainda a articulação próxima das equipas da SPMS com os enfermeiros, cujos contributos têm permitido alavancar a evolução dos sistemas da informação da saúde.
Com o mote “Tempo de Respostas”, o Centro Pastoral Paulo VI acolhe, ao longo de três dias, debates sobre a prescrição por enfermeiros, a ética e deontologia em Enfermagem, o papel do enfermeiro de família no acesso aos cuidados de saúde, entre outros temas.
A convenção decorre até 23 de novembro e já contou com intervenções do bastonário da Ordem dos Enfermeiros, Luís Filipe Barreira, e da ministra da Saúde, Ana Paula Martins. O evento irá contar ainda com a participação de várias personalidades do setor da saúde, incluindo especialistas nacionais e internacionais.