O Ministério da Saúde de Moçambique vai homenagear o farmacêutico português João Teixeira, que faleceu em Maputo, a 6 de fevereiro. A cerimónia realiza-se esta quinta-feira, dia 13 de fevereiro, a partir das 14:00 horas, no anfiteatro do Ministério da Saúde de Moçambique, e conta com a participação do bastonário da Ordem dos Farmacêuticos de Portugal entre 2001 e 2007, José Aranda da Silva.
O farmacêutico português João Teixeira faleceu no dia 6 de fevereiro, em Moçambique.
Natural de Lisboa, João Teixeira licenciou-se em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, em 1998, tendo exercido a sua atividade profissional no Hospital Fernando da Fonseca (Amadora/Sintra).
Em 2001, aceitou o desafio da Ordem dos Farmacêuticos (OF) de se mudar para Moçambique, no âmbito das atividades de cooperação nos países africanos lusófonos, colaborando com o Hospital Central de Maputo e assumindo uma intervenção determinante no desenvolvimento da Farmácia Hospitalar em Moçambique, com a implementação de um sistema de garantia da qualidade, tendo como base as Boas Práticas de Farmácia Hospitalar portuguesas e internacionais, modelos de gestão, treino e formação de farmacêuticos e quadros técnicos de farmácia do Hospital Central de Maputo.
A OF estará sempre grata ao colega João Teixeira por ter dito sempre presente aos desafios apresentados e pela colaboração no desenvolvimento da atividade farmacêutica em Moçambique.
A Associação de Farmacêuticos de Moçambique (Afarmo) destaca também a sua intervenção na quantificação e planeamento da procura de produtos de saúde, segurança financeira de medicamentos e insumos, bem como o desenvolvimento de sistemas de gestão logística, sempre comprometido com a eficiência e o acesso equitativo a medicamentos essenciais.
A Ordem dos Farmacêuticos expressa as mais sentidas condolências à família e amigos, realçando o seu importante papel na modernização e garantia da segurança do circuito do medicamento em Moçambique.