Decorreu em Barcelona, entre os dias 16 e 17 de março, o encontro do Grupo Farmácia Latina, um consórcio informal que congrega representantes dos farmacêuticos e farmácias comunitárias de Portugal, Espanha, França e Itália. Esta reunião teve o objetivo de discutir e partilhar experiências relativas aos principais temas da atualidade farmacêutica como a dispensa de medicamentos hospitalares em proximidade, a criação de novos serviços farmacêuticos e a vacinação por farmacêuticos.
A representação lusa contou ainda com uma comitiva da Associação Nacional das Farmácias (ANF), constituída pela presidente, Ema Paulino, e pelos farmacêuticos Manuel Talhinhas e Teresa Almeida, que interviram nas sessões dedicadas à dispensa de medicamentos hospitalares em farmácia comunitária e ao desenvolvimento do papel assistencial do farmacêutico.
Ao longo destes dois dias foram ainda discutidos outros projetos que se encontram em desenvolvimento nos países participantes, como os serviços de telemedicina e de vacinação em Itália e o sistema de garantia de qualidade em farmácias comunitárias em França.
A próxima reunião da Farmácia Latina realiza-se em 2024, em Portugal.