A Federação Internacional Farmacêutica (FIP) publicou um manual para apoiar os farmacêuticos na prevenção, controlo, gestão e tratamento de doenças transmitidas por vetores. Algumas destas doenças, como a malária e o dengue, que antes estavam confinadas a áreas tropicais e subtropicais, mas que se espalham agora por novas regiões do mundo devido às mudanças climáticas, ao aumento das viagens e migrações, trocas comerciais globais, desflorestação, urbanização não planeada, entre outros fatores.
“As doenças transmitidas por vetores são responsáveis por quase um quinto de todas as doenças infeciosas e causam mais de 700 mil mortes todos os anos. Além da sua carga para a Saúde, o impacto económico é enorme, especialmente porque afetam desproporcionalmente os países mais pobres, particularmente em África, nas Américas e no Sudeste Asiático ”, disse o presidente da FIP, Dominique Jordan.
• Educação sobre métodos de prevenção;
• Conselhos sobre o uso de repelentes;
• Composição de repelentes de mosquitos;
• Melhoria da cobertura vacinal;
• Otimização da adesão à terapêutica; e
• Redução do estigma social.
“O combate às doenças transmitidas por vetores é fundamental para atingir muitos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. A maioria destas doenças pode ser prevenida e os farmacêuticos estão numa posição ideal para ajudar as comunidades e os cidadãos a protegerem-se. Esperamos que este manual seja de grande valor para os farmacêuticos em todo o mundo ”, disse Jordan.