Email: geral@afp.com.pt Tel: 222 089 160 *

FIP produz relatório sobre formação de farmacêuticos na África Subsariana – Notícias


A Federação Internacional Farmacêutica (FIP) divulgou um novo relatório sobre a “Formação de Farmacêuticos na África Subsariana” que documenta os resultados do projeto FIP-UNESCO UNITWIN Rede de Desenvolvimento de Formação Global de Farmacêuticos, lançado em 2010, para promover a investigação, formação e desenvolvimento profissional, através da construção de redes universitárias e do incentivo à cooperação interuniversitária em todo o mundo.

Embora o continente africano tenha 17% da população mundial, tem apenas disponível 3% da força de trabalho de saúde a nível global para lidar com 25% das doenças mundiais. Um terço da população africana não tem acesso a medicamentos e serviços farmacêuticos de qualidade, sendo um dos principais fatores que contribuem para a escassez crítica de farmacêuticos. 

A melhoria da qualidade da educação e da formação farmacêutica é um dos elementos-chave para o desenvolvimento sustentável da força de trabalho farmacêutica, para melhorar a saúde e o bem-estar da populações, com o objetivo final garantir a cobertura universal de saúde, conforme explica o diretor do FIP-UNESCO UNITWIN, Ralph Altiere .

Como o título sugere, o relatório fornece uma visão geral sobre a educação e formação farmacêutica na África Subsaariana, incluindo perfis nacionais de educação em Farmácia, tendências educacionais e melhores práticas.

O relatório completo pode ser consultado aqui.

Link da fonte

Scroll to Top