Email: geral@afp.com.pt Tel: 222 089 160 *

FIP elabora relatório sobre impacto dos jovens farmacêuticos na saúde global – Notícias


O Grupo de Jovens Farmacêuticos (YPG – Young Pharmacists Group) da Federação Internacional Farmacêutica (FIP) publicou um novo relatório sobre o impacto dos jovens farmacêuticos na saúde global.

A publicação, intitulada “Role of early-career pharmaceutical groups in global health”, tem como objetivo destacar como o envolvimento dos jovens pode contribuir para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento da FIP e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

O relatório apresenta os resultados de um inquérito sobre o envolvimento de iniciativas individuais de farmacêuticos em início de carreira, juntamente com estudos de caso de grupos farmacêuticos na Indonésia, Líbano, Nigéria, Malásia e Portugal sobre emergência, advocacia e resposta à COVID-19.

No que concerne ao caso de estudo português, o relatório descreve o planeamento e a implementação do “Livro Branco” da Associação Portuguesa de Jovens Farmacêuticos (APJF), um documento oficial que apresenta as dificuldades que jovens farmacêuticos e a profissão enfrentam, bem como recomendações de como as ultrapassar.

O documento apresenta também o resultado da colaboração do YPG da FIP com outros fóruns de discussão de jovens farmacêuticos a nível regional, em que se destaca o webinar organizado pelo YPG-APJF-AFPLP sobre organizações de jovens farmacêuticos nos países de língua portuguesa.

“Esperamos que este relatório inspire as pessoas a criar os seus próprios grupos de início de carreira nos seus países ou regiões e também esperamos que outros grupos aprendam com este relatório e sejam influenciados a desenvolver iniciativas e a partilhar os seus resultados e conhecimento”, diz Dominique Jordan, presidente da FIP.

Saiba mais aqui e consulte o relatório aqui.

Link da fonte

Scroll to Top