O Grupo de Jovens Farmacêuticos (YPG – Young Pharmacists Group) da Federação Internacional Farmacêutica (FIP) publicou um novo relatório sobre o impacto dos jovens farmacêuticos na saúde global.
A publicação, intitulada “Role of early-career pharmaceutical groups in global health”, tem como objetivo destacar como o envolvimento dos jovens pode contribuir para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento da FIP e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.
No que concerne ao caso de estudo português, o relatório descreve o planeamento e a implementação do “Livro Branco” da Associação Portuguesa de Jovens Farmacêuticos (APJF), um documento oficial que apresenta as dificuldades que jovens farmacêuticos e a profissão enfrentam, bem como recomendações de como as ultrapassar.
O documento apresenta também o resultado da colaboração do YPG da FIP com outros fóruns de discussão de jovens farmacêuticos a nível regional, em que se destaca o webinar organizado pelo YPG-APJF-AFPLP sobre organizações de jovens farmacêuticos nos países de língua portuguesa.
“Esperamos que este relatório inspire as pessoas a criar os seus próprios grupos de início de carreira nos seus países ou regiões e também esperamos que outros grupos aprendam com este relatório e sejam influenciados a desenvolver iniciativas e a partilhar os seus resultados e conhecimento”, diz Dominique Jordan, presidente da FIP.