Email: geral@afp.com.pt Tel: 222 089 160 *

FIP divulga novos referenciais para doenças respiratórias – Notícias


A Federação Internacional Farmacêutica (FIP) divulgou dois novos recursos para apoiar os farmacêuticos na implementação de serviços a pessoas com doenças respiratórias crónicas, nomeadamente asma e doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC).

O manual intitulado “Doenças respiratórias crónicas – Um manual para farmacêuticos” foi elaborado por um grupo internacional de peritos (incluindo representantes do Grupo Internacional de Cuidados Respiratórios Primários e da Sociedade Europeia de Farmácia Clínica), reunido pela FIP e liderado pelo farmacêutico português Gonçalo Sousa Pinto.

Este novo referencial inclui capítulos sobre prevenção e controlo de doenças respiratórias crónicas, rastreio, trabalho interprofissional, gestão não farmacológica, gestão farmacológica (incluindo otimização da terapêutica) e cuidados paliativos.

A nova publicação também apresenta métricas de serviços para doenças respiratórias crónicas e barreiras à sua implementação. Explora ainda algumas considerações éticas na gestão de doenças, assim como a investigação baseada na prática relacionada com esta área.

O “Guia de referência de conhecimentos e competências para o desenvolvimento profissional em doenças respiratórias crónicas”, que acompanha o manual, define os conhecimentos e competências que os farmacêuticos precisam de adquirir para prestarem serviços no domínio das doenças respiratórias crónicas.

Link da fonte

Scroll to Top