Email: geral@afp.com.pt Tel: 222 089 160 *

FIP disponibiliza guia para revisão terapêutica – Notícias


A Federação Internacional Farmacêutica (FIP) publicou um novo documento orientador para a implementação de serviços de revisão terapêutica nas farmácias comunitárias. O farmacêutico português, Gonçalo Sousa Pinto, responsável pela área de Desenvolvimento e Transformação da Prática Farmacêutica da FIP, e co-autor do documento, explica que os farmacêuticos devem ser chamados a assumir papéis de liderança na implementação, condução e defesa de um serviço essencial para garantir a segurança na utilização de medicamentos e reduzir erros de medicação

Em comunicado, a FIP defende que o serviço de revisão da medicação é um processo estruturado, que deve ser liderado por farmacêuticos, para otimizar a terapêutica medicamentosa dos utentes nas farmácias comunitárias. 

“A Revisão da Terapêutica é uma componente determinante na melhoria dos resultados de saúde”, acrescenta a FIP.

O documento agora editado fornece várias informações e ferramentas sobre a implementação e desenvolvimento deste serviço a nível nacional e local.

“Os recursos necessários, estruturas e condições, incluindo modelos de remuneração, devem ser estabelecidos na comunidade e na farmácia hospitalar para fornecer as condições ideais para garantir um serviço eficaz”, recomenda a organização.

Link da fonte

Scroll to Top