Email: geral@afp.com.pt Tel: 222 089 160 *

FIP desenvolve manual sobre doenças respiratórias – Notícias


A Federação Internacional Farmacêutica (FIP), em colaboração com o The Clean Breathing Institute, publicou esta semana um novo manual que visa fortalecer as ações essenciais dos farmacêuticos no apoio adequado de infeções comuns do trato respiratório superior.

As funções do farmacêutico são variadas e foram definidas no manual como: apoiar os autocuidados (por exemplo, aconselhamento sobre o uso de medicamentos não sujeitos a receita); prevenir infeções e apoiar o bem-estar respiratório (por exemplo, através do uso de máscaras faciais, higiene nasal e boa ventilação de espaços interiores); avaliar sintomas; encaminhar utentes quando necessário; educação e aconselhamento do utente (por exemplo, sobre resistência antimicrobiana e como administrar medicamentos de uso intranasal); e prestar aconselhamento baseado na evidência sobre medicamentos complementares.

O manual contém orientações sobre como controlar a constipação comum, gripe e sinusite. Também destaca evidências de que a exposição a poluentes atmosféricos interfere em processos essenciais à resposta imune, aumentando a suscetibilidade ao desenvolvimento de infeções respiratórias. “A poluição do ar representa desafios importantes para a saúde e os cuidados de saúde primários e, nos últimos anos, a FIP tem incentivado os farmacêuticos a ajudar a mitigar o impacto da poluição do ar no bem-estar respiratório”, diz Paul Sinclair, presidente do Board of Pharmacy Practice da FIP.

Pode consultar aqui o manual. 

Link da fonte

Scroll to Top