A Federação Internacional Farmacêutica (FIP) criou uma Comissão de Resistência Antimicrobiana para desenvolver soluções e explorar oportunidades para acentuar o impacto dos farmacêuticos no combate às resistências antimicrobianas. A nova comissão vai desenvolver um roadmap para orientar as ações a nível global e regional, que será publicado até final deste ano.
A comissão vai também concentrar-se na implementação do Objetivo de Desenvolvimento da FIP sobre Resistência Antimicrobiana.
“As resistências antimicrobianas são uma grande ameaça à saúde pública, que podem ter impacto profundo nos cuidados de saúde e nas economias globais, regionais e nacionais. Mais do que nunca, é tempo de agir porque com o aparecimento de infeções resistentes a medicamentos podemos, em breve, enfrentar mais uma emergência de saúde pública. Assim como na covid-19, a FIP e os farmacêuticos de todo o mundo estão totalmente comprometidos em fazer parte da solução. Este trabalho culminará com um Encontro de Ministros de Saúde em 2023”, disse ainda a responsável da FIP.