Email: geral@afp.com.pt Tel: 222 089 160 *

FIP aponta tendências na prática farmacêutica – Notícias


A Federação Internacional Farmacêutica (FIP) publicou o relatório “Trend analysis report amid the COVID-19 pandemic, 2021-2022”, que identifica tendências na prática farmacêutica em várias áreas de atividade, num trabalho conjunto das diferentes secções da organização. Agrupadas em seis grandes grupos, estas tendências abrangem a formação e qualificação, as áreas de intervenção, as emergências e catástrofes, dados e automação em saúde e questões culturais, ambientais, económicas e de distribuição.

O relatório foi produzido por cada uma das secções da FIP – farmácia académica, biologia clínica, informação sobre saúde e medicamentos, farmácia comunitária, farmácia hospitalar, farmácia industrial, farmácia militar e de urgência e farmácia social e administrativa.

Entre as suas conclusões está a transformação da formação dos farmacêuticos, que inclui a expansão do número de instituições de ensino farmacêutico a nível global e uma importante mudança para a aprendizagem online, à distância. A Secção de Farmácia Comunitária identifica também a farmácia comunitária como um recurso de saúde e um centro de informações prontamente acessível e confiável. 

O relatório indicar também um aumento do financiamento pública para a investigação farmacêutica, particularmente em torno da pandemia de COVID-19, ao contrário das doenças crónicas.

Link da fonte

Scroll to Top