Email: geral@afp.com.pt Tel: 222 089 160 *

AFP • CARTAZ CANCRO-A2-ARTE-FINAL

Farmácias fazem rastreio oportunista de Helicobacter pylori nos Açores

O Programa de Rastreio Oportunista de Helicobacter pylori (POHp), do qual a AFP faz parte, começou a ser implementado pelas farmácias, em coordenação com a entidade responsável pela iniciativa, o Centro de Oncologia dos Açores Prof. Doutor José Conde (COA), no início do mês, na Região Autónoma dos Açores – ilha da Terceira. A iniciativa conta ainda com a colaboração do Hospital de Santo Espírito.

Assente numa estratégia de confiança e proximidade, o POHp tem como objetivo contribuir para a prevenção do cancro gástrico através da identificação precoce e respetivo tratamento de pessoas infetadas por Hp na ilha Terceira, cuja população apresenta uma elevada incidência de cancro gástrico (19,6/100.000).

Vânia Fernandes, membro do Grupo de Trabalho de Prevenção e Secretária-Geral da Associação de Farmácias de Portugal, sublinha o importante papel da farmácia, enquanto local privilegiado de saúde, e do farmacêutico comunitário para o esclarecimento e sensibilização da população. «As farmácias são um importante aliado deste programa de rastreio gratuito da Helicobacter pylori. Por seu lado, os farmacêuticos comunitários são muitas vezes os primeiros profissionais de saúde a quem os utentes recorrem para esclarecer as suas dúvidas e desempenham um papel preponderante na sensibilização das populações para a importância da prevenção da doença», afirmou.

A iniciativa realiza-se no âmbito do Stakeholders Group do National Cancer HUB, criado pela Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (AICIB) e a Direção-Geral da Saúde (DGS), em linha com o Plano Nacional de Luta contra o Cancro 2021-2030, com o objetivo de coordenar, promover e apoiar a implementação de iniciativas europeias na área das doenças oncológicas em Portugal.

Scroll to Top