O projeto “Seringas Só No Agulhão”, criado pela Associação de Farmácias de Portugal (AFP) com o objetivo de recolher gratuitamente seringas/agulhas usadas pelos utentes, continua a crescer e a alargar-se a mais farmácias.
A Farmácia da Igreja, situada na Amadora, no distrito de Lisboa, é a mais recente associada aderente a este projeto inovador, juntando-se às farmácias dos concelhos de Lisboa, Porto, Matosinhos, Vila Nova de Gaia, Gondomar, Braga e Vila Verde que já o disponibilizavam.
O Agulhão vai ainda ser alargado a 23 farmácias do município de Torres Vedras, depois de o projeto ter sido dos mais votados pelos munícipes no Orçamento Participativo.
O projeto, criado em 2019 e realizado em parceria com a empresa especializada na gestão de resíduos hospitalares, Stericycle, consiste na instalação de um contentor – o Agulhão – nas farmácias onde todos os cidadãos poderão colocar as suas seringas usadas.
A iniciativa nasceu com o propósito de encontrar uma resposta para a falta de soluções seguras e ecológicas de recolha das seringas usadas pelos doentes diabéticos, bem como de todos os doentes que necessitam de medicamentos injetáveis.
Desde a sua criação, o projeto “Seringas Só No Agulhão” já recolheu gratuitamente mais de 300 mil seringas e agulhas usadas.