A Associação de Farmácias de Portugal (AFP) disponibiliza a partir de hoje a aplicação “Farmácia Comigo”. Trata-se de uma app gratuita, disponível numa primeira fase apenas para as farmácias associadas da AFP que integrarem a plataforma AFPConnect.
A aplicação está dotada de uma funcionalidade inovadora que irá apoiar os farmacêuticos no âmbito da implementação da diretiva dos medicamentos falsificados. A app “Farmácia Comigo” vai permitir às farmácias associadas fazerem de forma rápida, simples e eficaz a verificação do identificador único e procederem à desativação do respetivo código da embalagem, no momento da dispensa dos medicamentos aos utentes.
Além desta funcionalidade, a app “Farmácia Comigo” está dotada de uma ferramenta que permite aos profissionais de saúde pesquisarem medicamentos pelo seu código nacional de produto (CNP).
A app “Farmácia Comigo” irá no futuro desenvolver novas funcionalidades dirigidas não só às farmácias associadas da AFP, mas também a todos os cidadãos, prosseguindo a missão da AFP de garantir uma proximidade dos utentes às suas farmácias.
Manuela Pacheco, presidente da Associação de Farmácias de Portugal, explica os motivos que levaram a AFP a investir no desenvolvimento desta ferramenta: “A missão da AFP é trabalhar de perto com as farmácias para que estas possam servir melhor a comunidade. Sabemos que a entrada em vigor da diretiva implica novos processos e traz novas exigências às farmácias. Por essa razão, criámos esta aplicação para facilitar a adaptação dos farmacêuticos às novas regras e garantir a rapidez na dispensa de medicamentos aos utentes”.
A app “Farmácia Comigo” está disponível para o sistema android e, nos próximos dias, estará também disponível para o sistema IOS.