À semelhança dos anos anteriores, os farmacêuticos comunitários terão um papel central na administração destas vacinas, contribuindo para aumentar a rapidez e a cobertura da campanha, reduzir a pressão sobre o Serviço Nacional de Saúde e garantir maior proximidade e conveniência para os utentes.
A Portaria 287/2025/1 mantém o reforço previsto no Plano de Emergência e Transformação da Saúde, com disponibilização gratuita da vacina contra a gripe de dose elevada para pessoas com 85 ou mais anos e para todos os residentes em estruturas residenciais para idosos, de acordo com as recomendações da Direção-Geral da Saúde (DGS). A vacinação contra a COVID-19 continuará a seguir as orientações do European Centre for Disease Prevention and Control (ECDC), utilizando vacinas adaptadas às estirpes em circulação.
Todas as farmácias comunitárias que cumpram os requisitos legais e regulamentares, incluindo a disponibilidade de profissionais habilitados para administração de vacinas, poderão aderir à campanha. As listas de farmácias participantes serão divulgadas nos portais do SNS, DGS e INFARMED.
A campanha seguirá um modelo descentralizado, assegurando padrões elevados de eficiência e efetividade, com impacto orçamental previsto de até 7.6 milhões de euros para a remuneração total das farmácias.
Tal como no ano anterior, a administração das vacinas será registada na Plataforma VACINAS, e serão mantidos sistemas de agendamento tanto nas unidades do SNS como nas farmácias aderentes. A logística de receção, armazenamento e distribuição das vacinas ficará a cargo do Serviço de Utilização Comum dos Hospitais (SUCH), com participação dos distribuidores por grosso devidamente licenciados.
A DGS, a Direção Executiva do SNS e a SPMS serão responsáveis pela coordenação técnica, operacional e de comunicação da campanha, assegurando a equidade no acesso e a divulgação atempada das orientações.
A Ordem dos Farmacêuticos (OF) regista atualmente mais de 7.600 farmacêuticos com a Competência Farmacêutica em Administração de Vacinas e Medicamentos Injetáveis ativa, a grande maioria distribuída por cerca de 2.600 farmácias aptas para a prestação deste serviço, uma vez que possuem nos seus quadros pelo menos um farmacêutico com esta competência ativa.
A passada campanha de vacinação sazonal, e de acordo com o
último relatório divulgado pela DGS a 15 de junho, contou com a administração 2.405.445 vacinas contra a gripe, das quais 1.307.674 em farmácias comunitárias, e 1.569.167 vacinas contra a COVID-19, com 862.031 a serem administradas nas farmácias comunitárias.