Farmacêuticos preparados para mais uma época de vacinação contra a gripe e a COVID-19 – Notícias


A Ordem dos Farmacêuticos (OF) regista atualmente mais de 7.600 farmacêuticos com a Competência Farmacêutica em Administração de Vacinas e Medicamentos Injetáveis ativa, a grande maioria distribuída por cerca de 2.600 farmácias aptas para a prestação deste serviço, uma vez que possuem nos seus quadros pelo menos um farmacêutico com esta competência ativa.

De acordo com o Regulamento para o Reconhecimento da Formação de Farmacêuticos em Administração de Vacinas e Medicamentos Injetáveis em Farmácia Comunitária, a atribuição da respetiva Competência depende da realização de ações de formação em Administração de Vacinas e Medicamentos Injetáveis (reconhecidas pela OF) e em Suporte Básico de Vida.

 

A formação de Administração de Vacinas e Medicamentos Injetáveis (inicial ou recertificação) tem uma validade de 5 anos. Já a validade do Certificado de Competência depende das validades das duas formações necessárias à sua atribuição, sendo sempre igual à menor das duas (por exemplo, um farmacêutico com formação em Administração de Vacinas e Medicamentos Injetáveis válida até 2025 e formação em Suporte Básico de Vida válido até 2024, terá um Certificado de Competência com validade até 2024).

 

Acedendo à Secretaria Online da OF, os farmacêuticos podem confirmar a validade da sua Competência, no menu “Competências”. Se não estiver visível, deve confirmar com a entidade formadora se foram enviadas informações para a OF sobre as ações de formação. Se realizou uma formação em Suporte Básico de Vida não creditada pela OF, garanta que fez o pedido de creditação individual.

 

Com objetivo de reforçar a atual rede de farmacêuticos comunitários com a Competência Farmacêutica em Administração de Vacinas e Medicamentos Injetáveis ativa, a Ordem dos Farmacêuticos (OF) tem vindo a sensibilizar as entidades formadoras para a disponibilização de cursos, em todo o país, que assegurem uma oferta suficientemente abrangente para permitir a formação de novos farmacêuticos e a recertificação da competência.
Saiba mais sobre a Competência Farmacêutica em Administração de Vacinas e Medicamentos Injetáveis aqui.

Para mais detalhes sobre a aquisição e administração das vacinas, consulte as informações disponíveis em SPMS e NetFarma.

Link da fonte

Scroll to Top