Email: geral@afp.com.pt Tel: 222 089 160 *

Farmacêuticos portugueses nomeados para comités políticos da FIP – Notícias


A Federação Internacional Farmacêutica (FIP) solicitou às organizações membro que apresentassem candidaturas de farmacêuticos aos seus vários comités políticos. As nomeações foram agora aprovadas pelo FIP Bureau, que incluiu cinco farmacêuticos portugueses em outros tantos comités políticos da organização.

A seleção dos candidatos teve em consideração critérios relacionados com as competências técnicas e científicas, a representação regional e a natureza e dimensão dos comités.
Em quatro dos cinco comités que integram agora farmacêuticos portugueses será efetuada a revisão de declarações políticas emitidas pela FIP sobre informação sobre medicamentos, resistências antimicrobianas, sustentabilidade ambiental e situações de desastre.

Afonso Cavaco, professor da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, integra comité político responsável pela FIP Statment of Policy on Strategic development of medicines information for the benefit of patients and users of medicines, adotada em 2017.
O farmacêutico militar Luís Mendonça integra o comité para revisão da declaração sobre o papel dos farmacêuticos na gestão de desastres, igualmente adoptada em 2017.
A farmacêutica hospitalar Sónia Vidal da Silva, do Centro Hospitalar do Médio Tejo, integra o comité para revisão da declaração Environmentally sustainable pharmacy practice: Green Phrmacy, adoptada em 2016, em Buenos Aires.

Cátia Caneiras, professora e investigadora na área da microbiologia na Universidade Egas Moniz, assume a co-presidência do comité da FIP para revisão da declaração sobre Control of Antimicrobial Resistance, também adotada em 2017.

No novo comité dedicado às vacinas será produzida uma nova declaração sobre a intervenção dos farmacêuticos na vacinação longo da vida, integrando a professora e investigadora da Universidade de Aveiro, Teresa Herdeiro.

Link da fonte

Scroll to Top