Inicia-se hoje a Semana Europeia da Vacinação. A delegação europeia da Organização Mundial de Saúde (OMS) e várias associações europeias de profissionais de saúde e de estudantes das Ciências da Saúde reuniram esforços para promover a vacinação entre a população, bem como nos grupos profissionais que prestam cuidados assistenciais. Os farmacêuticos portugueses associam-se à iniciativa e apoiam a difusão de uma mensagem fundamental para a garantia da saúde pública e imunidade de grupo.
A OMS alertou recentemente que a propagação da pandemia de Covid-19 está a ter importantes repercussões na cobertura vacinal em vários países, estimando que mais de 100 milhões de crianças no mundo podem não ser vacinadas contra o sarampo.
O papel dos profissionais de saúde passa por incentivar a população a ser vacinada, e garantir que os próprios profissionais são vacinados. Médicos, enfermeiros, farmacêuticos e outros profissionais de saúde estão numa posição central para prestar informações compreensíveis e factuais ao público, tranquilizando-o sobre a segurança e eficácia das vacinas.
Com quase 20 membros, esta Coligação para a Vacinação foi impulsionada pela Comissão Europeia no ano passado, para fomentar a partilha de informações relevantes para o público, combater mitos e promover boas práticas. O projeto é co-liderado pelo Comité Permanente de Médicos Europeus (CPME), pela Federação Europeia de Associações de Enfermeiros (EFN) e pelo Grupo Farmacêutico da União Europeia (PGEU).