Email: geral@afp.com.pt Tel: 222 089 160 *

Farmacêuticos europeus apresentam exemplos de serviços de valorização profissional – Notícias


O Fórum Profissional de Farmacêuticos Europeus, estrutura integrada no Grupo Farmacêutico da União Europeia (PGEU), esteve reunido em Bruxelas, a 10 de maio, num encontro em que foram apresentados vários exemplos de serviços farmacêuticos que estão a ser desenvolvidos em farmácias comunitárias do espaço europeu e que promovem uma importante valorização profissional dos farmacêuticos.

O Fórum Profissional de Farmacêuticos Europeus, estrutura integrada no Grupo Farmacêutico da União Europeia (PGEU), esteve reunido em Bruxelas, a 10 de maio, num encontro em que foram apresentados vários exemplos de serviços farmacêuticos que estão a ser desenvolvidos em farmácias comunitárias do espaço europeu e que promovem uma importante valorização profissional dos farmacêuticos. O PGEU revelou também que se vai associar ao evento “Towards more prudent use of antibiotics in the European Union”, que se realiza no dia 17 de junho, no âmbito do Dia Europeu do Antibiótico.
    
A delegação da Noruega fez uma apresentação sobre o seu modelo de serviços que pretende tornar a farmácia mais centrada no doente. Neste âmbito, foram explicados três projetos: NB2013, uma campanha de informação sobre novos anticoagulantes; Medicine START, um serviço em torno da nova medicação dispensada a doentes cardiovasculares (anticoagulantes, estatinas, antihipertensores) e que envolve a formação de farmacêuticos, a disponibilização de literatura de apoio e a divulgação profissional; e o aconselhamento sobre medicamentos inaladores, no âmbito do qual foram produzidas guidelines e elementos de formação para os farmacêuticos na área dos medicamentos administrados por via inalatória.

Os farmacêuticos italianos apresentaram, por sua vez, uma versão nacional do Serviço de Revisão da Medicação (iMUR), com resultados medidos pela Universidade de Greenwich e de Kent, em colaboração com a London School of Economics, que demonstram haver melhoria da adesão terapêutica e diminuição de doentes com asma descontrolada.

Também os farmacêuticos espanhóis apresentaram os desenvolvimentos em torno da revisão da Boas Práticas de Farmácia.
  

Link da fonte

Scroll to Top