Email: geral@afp.com.pt Tel: 222 089 160 *

Farmacêuticos espanhóis empenhados na promoção da saúde mental – Notícias


O Conselho Geral dos Colégios de Farmacêuticos (CGCF) de Espanha desenvolveu um novo projeto de promoção da saúde e intervenção na comunidade, denominado “Lumens: dar à luz a saúde mental”, que visa posicionar a farmácia como um centro de referência para a luta contra a pandemia de saúde mental. A primeira ação é a formação específica das equipas.

O lançamento do projeto foi acompanhado pela realização de um inquérito à população espanhola, que evidencia problemas emocionais em 85% dos inquiridos durante os dois últimos anos da pandemia. A esmagadora maioria dos inquiridos (7 em cada 8) consideram os farmacêuticos como profissionais capazes para ajudar em certos aspetos da saúde mental, como a referência médica, identificação de sintomas e apoio emocional ao utente.

O manual editado pelo CCGF, com o apoio da Neuraxpharm, pretende ser uma ferramenta para melhorar a formação específica dos farmacêuticos na área da saúde mental e dar visibilidade ao importante trabalho que podem desenvolver na sua atividade quotidiana.

Link da fonte

Scroll to Top