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Farmacêuticos editam livro sobre Pedagogia para currículos de Farmácia – Notícias


Os farmacêuticos e professores universitários Isabel Vitória Figueiredo (Universidade de Coimbra) e Afonso Miguel Cavaco (Universidade de Lisboa) editaram recentemente o livro “Pedagogies for Pharmacy Curricula”, que conta com a contribuição de mais de 20 académicos, farmacêuticos e referências no mundo da farmácia em Portugal.

A obra agora apresentada, “Pedagogies for Pharmacy Curricula” apresenta práticas e métodos de ensino emergentes para currículos de farmácia e analisa metodologias pedagógicas sobre o espetro de cuidados farmacêuticos nos currículos de farmácia. Os capítulos apresentam resultados de aprendizagem em tópicos gerais e específicos, o impacto das intervenções pré-graduadas nos resultados em saúde e comparações entre diferentes pedagogias / modelos de ensino. Ao destacar áreas temáticas, como perspetivas sobre aprendizagem e ensino, educação prática baseada na evidência e as relações entre a academia e profissionais, este livro é ideal para profissionais de saúde, farmacêuticos, professores, faculdades de farmácia, corpo docente de faculdades de medicina, organizações internacionais, médicos , profissionais, investigadores, académicos e alunos interessados em aprender sobre as mais recentes metodologias pedagógicas em currículos de farmácia.

O livro, que inclui uma introdução pela Bastonária da Ordem dos Farmacêuticos, Ana Paula Martins, conta com 9 capítulos que detalham áreas tão variadas como Aprendizagem para a tomada de decisão, Educação Prática Baseada na Evidência, Humanidades da Saúde, Metodologias Pedagógicas, Cuidados Farmacêuticos, Currículo de Farmácia, Educação Farmacêutica, Formação da força de trabalho farmacêutica, Construção de relacionamento, Necessidades sociais para os medicamentos, e Ensino e aprendizagem.

Em particular, destaca-se a contribuição da Ordem dos Farmacêuticos, no capítulo “Relationships between Academia and Professionals: The Contribution of the Portuguese Education and Practice Platform”, que detalha a criação, desenvolvimento e resultados da Plataforma Ensino-Profissão, uma estrutura consultiva da Direção Nacional da Ordem dos Farmacêuticos que tem como missão refletir sobre a qualidade e a atualidade do ensino de Ciências Farmacêuticas, na perspetiva da integração das diversas áreas de intervenção profissional. Sob a coordenação da professora da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra, Margarida Caramona, este conselho procura responder ao desafio de aproximação entre o ensino e a prática profissional. O capítulo da obra faz uma resenha sobre a perspetiva histórica da educação em ciências farmacêuticas em Portugal, abordando a temática da regulação da educação farmacêutica, acreditação, áreas profissionais, força de trabalho farmacêutica, competências dos farmacêuticos, especialidades farmacêuticas, desafios na educação, e o papel do regulador, introduzindo também o papel da Plataforma Ensino-Profissão da OF e o seu contributo para alinhar a educação e a prática farmacêutica.

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