“Até ao Fim dos Tempos” é título de um romance histórico da autoria do farmacêutico José Mateus Martins, cuja narrativa se desenrola nos reinados de D. Dinis e de D. Afonso IV e em que o amor entre D. Pedro e Inês de Castro é um dos temas principais da obra.
Natural de Lisboa, licenciado em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa e Especialista em Indústria Farmacêutica, área em que exerce a sua atividade profissional, José Mateus Martins é um apaixonado pela História de Portugal.
A obra “Até ao Fim dos Tempos” resulta de um trabalho de estudo e investigação sobre os reinados de D. Dinis e D. Afonso IV, revelando alguns aspetos menos conhecidos e estudados deste período da História de Portugal, como a batalha do Sado ou a peste negra de 1348.
Intrigado com a explicação mais amplamente divulgada para a morte de Inês de Castro, este farmacêutico de indústria decidiu também aprofundar o tema e estudar a sua relação D. Pedro.
“Até ao Fim dos Tempos” é um amplo fresco sobre uma época, em que como em todos os tempos, os homens procuraram desvendar o sentido da sua vida, morte e sofrimento.