A Ordem dos Farmacêuticos divulga um estudo que pretende avaliar o impacto de um sistema de apoio à decisão (Clinical decision support system – ARIA CDSS) no controlo dos sintomas de rinite alérgica com recurso a uma tecnologia digital inovadora.
Para a realização do estudo ARIA@Farma encontra-se a decorrer um processo de recrutamento de farmacêuticos comunitários até 8 de março. Posteriormente, serão constituídos de forma aleatória dois grupos de farmácias (intervenção e comparador). Ambos terão como funções recrutar cidadãos com sinais ou sintomas de rinite alérgica, divergindo posteriormente as intervenções a desenvolver de acordo com o grupo alocado. Todos os farmacêuticos participantes receberão formação à distância, em formato webinar (13 de Março, 21h30-22h30).
Este estudo agrega vários parceiros, o CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde, da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, UCIBIO da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, o Centro de Investigação em Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior, o Centro de Investigação Interdisciplinar Egas Moniz, e a Farmácia Nuno Álvares.