Email: geral@afp.com.pt Tel: 222 089 160 *

Estudo sobre efetividade dos materiais educacionais de retinoides orais – Notícias


A Unidade de Farmacovigilância do Algarve e Baixo Alentejo (UFALBA), coordenação da Direção de Gestão do Risco de Medicamentos (DGRM) do Infarmed, desenvolveu um estudo sobre a segurança pós-utilização de fármacos com potencial teratogénico, com o objetivo de avaliar a receção, o conhecimento e a utilização, pelos doentes e profissionais de saúde, dos Materiais Educacionais atualmente existentes para estas substâncias. Esta pesquisa aborda os retinoides orais (em particular a isotretinoína e a acitretina) e convida à participação dos farmacêuticos comunitários.

Este estudo tem como objetivo principal avaliar a efetividade dos materiais educacionais desenvolvidos no âmbito das medidas de minimização de risco adicionais associadas ao uso de medicamentos retinoides orais por mulheres em idade fértil. Pretende igualmente avaliar o conhecimento dos profissionais de saúde sobre os riscos e as medidas de segurança associados ao uso de retinoides orais, a adesão às medidas de segurança estabelecidas nos materiais educacionais e a acessibilidade aos mesmos.

Todos os farmacêuticos comunitários que tenham dispensado pelo menos uma embalagem de retinoides orais a mulheres em idade fértil poderão participar neste estudo através da submissão deste questionário.

Link da fonte

Scroll to Top