Esta semana celebra-se a Semana da Segurança do Medicamento. É inquestionável o papel vital que os farmacêuticos desempenham na utilização segura dos medicamentos, como por exemplo no âmbito da farmacovigilância ou na gestão da medicação de doentes polimedicados. Destacamos alguns recursos úteis na promoção do uso racional de medicamentos.
Este ano o Centro de Informação do Medicamento (CIM) da Ordem dos Farmacêuticos (OF) celebra 40 anos de existência. Este é um serviço gratuito que proporciona aos farmacêuticos informação independente, avaliada e atualizada sobre medicamentos, contribuindo para a sua atualização e formação contínua. Com acesso a relevantes bases de dados científicas e sistemas de informação sobre medicamentos, o CIM recolhe, seleciona e avalia as diferentes fontes de informação, contando também com uma biblioteca de apoio sobre as mais variadas áreas terapêuticas e patologias. O propósito do CIM é suportar a tomada de decisão relacionadas com medicamentos, promovendo o seu uso racional e seguro, bem como promover a literacia em saúde.
O CIM presta ainda serviços de pesquisa e seleção bibliográfica a estudantes e profissionais de saúde sobre questões relacionadas com o uso dos medicamentos ou de apoio à elaboração de trabalhos, teses ou normas profissionais. Em 2023, foram recebidas 465 consultas, sendo que as principais áreas de consulta foram, por ordem decrescente: Efeitos secundários, interações e contraindicações; Uso terapêutico, posologia, eficácia comparativa; Bibliografia (pedidos de artigos); Informação geral – medicamentos; Formulação magistral, tecnologia farmacêutica.