Email: geral@afp.com.pt Tel: 222 089 160 *

Eslovénia perspetiva integração de farmacêuticos nos centros de saúde – Notícias


Os farmacêuticos eslovenos têm vindo a evidenciar a importância de atividades como a revisão da terapêutica e a demonstrar assim o valor da sua intervenção nas unidades públicas de saúde e centros prescritores.

Os farmacêuticos eslovenos têm vindo a evidenciar a importância de atividades como a revisão da terapêutica e a demonstrar assim o valor da sua intervenção nas unidades públicas de saúde e centros prescritores. Os resultados de alguns estudos levaram as autoridades e os clínicos a reconhecer a relevância da sua intervenção no âmbito da prevenção de erros de medicação, estando prevista uma introdução progressiva e sistemática destes profissionais nos centros de saúde para proceder à revisão da terapêutica.
    
Num projeto-piloto que decorreu entre novembro de 2012 e dezembro de 2014, em que foram realizadas 2.301 avaliações à medicação prescrita, verificaram-se 741 interações devido a contra-indicações.

Também um estudo clínico realizado no Centro Clínico da Universidade de Ljubljana mostrou que 6,2% de todos os internamentos se deveram a efeitos adversos à medicação, dos quais 61% eram evitáveis.

Link da fonte

Scroll to Top