Equipa da DANAD promove reunião anual no Porto – SPMS

A Direção de Arquitetura, Negócio e Análise de Dados (DANAD) da SPMS reuniu-se nas instalações da SPMS do Porto, com o objetivo de alinhar iniciativas, partilhar conhecimento e reforçar a coesão entre as suas unidades. O encontro teve lugar no dia 25 de setembro.

A DANAD integra as Unidades de Inovação Digital (UID), de Advanced Analytics, Inteligência Artificial e Robótica (UIA), de Registos Nacionais (URN) e de Planeamento, Arquitetura, Conformidade e Engenharia (UPACE).

Na reunião, foram apresentados os principais projetos partilhados por cada unidade:
 

Unidade de Inovação Digital (UID)

A sessão foi conduzida por Rafael Ventura Franco, coordenador, que introduziu os trabalhos.

Sérgio Veiga apresentou o Portal InovarSaúde, plataforma lançada em 2024 e em contínua evolução, que já ultrapassa as 125 mil visualizações. Esta plataforma está em avaliação para a atribuição do ‘Selo de Usabilidade e Acessibilidade’ pela ARTE (Agência para a Reforma Tecnológica do Estado).

Miguel Branco Figueira apresentou a App Detect SNS 24, atualmente em piloto, que recorre a Inteligência Artificial (IA) para rastrear lesões cutâneas e apoiar a deteção precoce de doenças.

Filipa Rasquinho destacou o SCUBO, portal para profissionais de saúde, e a Central de Negócio, soluções que visam integrar serviços e simplificar o acesso digital.

Carlos Ferreira apresentou a Central de Telecuidados, serviço em desenvolvimento que permitirá monitorização e acompanhamento remoto de utentes.

Pedro Pinho abordou o Serviço de Apoio Técnico, enquanto Juliana Barbosa apresentou o projeto LIVE, reforçando a dimensão colaborativa e de suporte digital.

Unidade de Advanced Analytics, Inteligência Artificial e Robótica (UIA)

A UIA iniciou os trabalhos sob coordenação de Pedro Marques.

Ana Dias Lopes apresentou o Novo Portal dos Tempos de Espera e o Data Lake da Saúde, iniciativas que asseguram maior transparência e gestão de dados em saúde. Por seu turno, Vera Moutinho apresentou o projeto de Estratificação pelo Risco, que permite identificar grupos populacionais e otimizar políticas de prevenção.

Susana Tomé destacou a evolução da Plataforma SICA 2.0, com novas funcionalidades de contratualização e monitorização de desempenho; e João Melão apresentou o Portal SIM@SNS, ferramenta de centralização e governação de informação.

Unidade de Registos Nacionais (URN)

A apresentação foi conduzida por João Simões, coordenador da Unidade.

Ana Carvalho apresentou o Registo Nacional de Utentes (RNU). Já Marco Dias destacou os projetos Inventário Nacional dos Profissionais de Saúde (INPS), Registo Nacional de Profissionais (RNP), Registo Nacional de Entidades (RNE), Sistema de Gestão de Entidades de Saúde (SGES) e ECOSAÚDE, reforçando a modernização dos registos nacionais.

Por sua vez, Susana Vilares apresentou os sistemas RENNDA, RENTEV e SICO, essenciais para a interoperabilidade e gestão integrada dos registos.

Unidade de Planeamento, Arquitetura, Conformidade e Engenharia (UPACE)

A UPACE iniciou os trabalhos sob coordenação de Filipe Mealha, que apresentou a unidade. Seguidamente seguiram-se as apresentações dos diversos gestores da unidade:

André Brito abordou o PNB, Estefânia Araújo apresentou os eixos de Conformidade e Hélder Costa focou os temas de Arquitetura.

Filipe Mealha, em representação de João Quina, apresentou a LIGHt e, em representação de Patrícia Rodrigues, apresentou a Nova Plataforma de Interoperabilidade, Servidor de Terminologias e Health Data Dispatcher.

Por sua vez, Joana Cunha e Josiane Araújo partilharam as iniciativas de Monitorização PACE e Design PACE, respetivamente. Sandro Alves destacou o trabalho em Gestão de Serviço e a área de Interoperabilidade Semântica foi apresentada por Sara Russo.

A UPACE encerrou com a apresentação com o Portal ELO por Susana Dias, reforçando a importância da integração transversal.

Estiveram também presentes, no encontro, Teresa Alves, do apoio à direção, Beatriz Guimarães (UID), Bruno Correia, João Melão, Licínio Gonçalves, Maria Esquivel, Mariana Reigado, Mei Li, Pedro Cepa, Sara Hassam e Sofia Ferreira da UIA. Da URN estiveram Giselly Vieira, Marco Dias, Miguel Leite e Nuno Neves, e, ainda, Vera Pereira, da UPACE.

No encerramento da sessão, foi enfatizada a importância da colaboração interunidades para o sucesso dos projetos em curso e da documentação sobre os projetos. A reunião evidenciou o trabalho de forma integrada, como preconiza a DANAD de «promover sinergias operacionais», garantindo maior coerência nas soluções tecnológicas e acelera a inovação.

Esta articulação fortalece a SPMS como gestora de serviços digitais de saúde, assegurando que cada projeto contribua e potencie a inovação, a qualidade e a eficiência da oferta da SPMS.

Link da fonte

Scroll to Top