Email: geral@afp.com.pt Tel: 222 089 160 *

EMA reforça eficácia da vacina contra variante Ómicron – Notícias


A Agência Europeia do Medicamento (EMA) continua a monitorizar a eficácia das vacinas contra a COVID-19. Dados preliminares agora divulgados pela agência reforçam que a vacinação continua a fornecer um alto nível de proteção contra formas graves da doença e hospitalizações em indivíduos infetados com variante Ómicron, dominante em toda a União Europeia (UE).

Estudos realizados na África do Sul, Reino Unido e alguns países da UE têm vindo a mostrar um risco menor de hospitalização após infeção com a variante Ómicron, estimado entre um terço e metade do risco de hospitalização por infeção com a variante Delta.

Estes trabalhos mostram que a eficácia da vacina contra a doença sintomática é menor para Ómicron do que para outras variantes e tende a diminuir com o tempo. No entanto, evidenciam também que a vacina continua a fornecer um alto nível de proteção contra doenças graves e hospitalização.

Os dados mais recentes sugerem também que as pessoas que receberam uma dose de reforço estão mais protegidas do que aquelas que receberam apenas o esquema vacinal primário.

Consulte o comunicado emitido pela EMA sobre efetividade das vacinas contra a variante Ómicron.

Link da fonte

Scroll to Top