Promover a comunicação entre os sistemas de informação da saúde é o objetivo do portal ELO. Disponibiliza regras, normas e legislação e simplifica a adesão aos Serviços Digitais da Saúde.
O ecossistema da saúde é constituído por muitas entidades e serviços. Para responder às necessidades e oferecer melhores serviços digitais, foi desenvolvido o portal ELO, especialmente dirigido à indústria e aos prestadores de cuidados de saúde.
O portal ELO surge como uma resposta à necessidade de promover a interoperabilidade, visando garantir a fluidez e eficiência da comunicação entre as diversas entidades e serviços.
Desenvolvido pela SPMS, o portal ELO pretende facilitar a implementação do Registo de Saúde Eletrónico Único. Centraliza todos os recursos necessários para integrar softwares através dos Serviços Digitais de Saúde.
O objetivo do ELO centra-se em simplificar a adesão e a integração de soluções tecnológicas, garantindo que todos os intervenientes no setor da saúde possam colaborar de forma eficaz e eficiente.
Serviços disponibilizados pelo ELO
O ELO disponibiliza uma ferramenta de acesso online que permite o acesso controlado a dados de saúde de qualquer pessoa, desde que tenham sido registados por um sistema de informação qualificado para interoperar.
A utilização destes serviços garante que qualquer pessoa possa aceder remotamente aos seus dados de saúde eletrónicos de forma gratuita, imediata e facilmente legível.
O acesso pode ser realizado através do portal SNS 24 ou da aplicação móvel SNS 24, sem prejudicar o direito de obtenção desses dados diretamente junto dos próprios prestadores de cuidados de saúde, em formato físico ou eletrónico.
Além disso, os profissionais de saúde podem consultar dados de saúde eletrónicos em situações relacionadas com as pessoas que estão a tratar, e na medida em que tal acesso seja pertinente e necessário à prestação de cuidados de saúde, nos termos da legislação em vigor.
Contudo, os prestadores de cuidados de saúde são os responsáveis pelo tratamento dos dados pessoais relacionados com os dados de saúde eletrónicos por si produzidos.
A transmissão eletrónica de dados segue um formato padronizado, de acordo com normas nacionais e europeias, garantindo a partilha eficiente de informação entre diferentes sistemas e dispositivos.
Consulte: ELO | Serviços Digitais da Saúde – SPMS