Dispensa em proximidade: Bastonário da OF pede “soluções rápidas” para melhorar o acesso dos utentes a medicamentos  – Notícias


O Bastonário da Ordem dos Farmacêuticos, Helder Mota Filipe apelou ao desenvolvimento de soluções que permitam garantir a implementação plena da dispensa em proximidade, durante a reunião que decorreu sobre o projeto, na qual participou a convite da Secretaria de Estado da Saúde, Ana Povo.

Na sua intervenção, o Bastonário declarou que o projeto da dispensa em proximidade tem merecido o máximo empenho por parte da OF, uma vez que vai ao encontro de uma das atribuições da Ordem, que se prende com a defesa dos interesses gerais das pessoas, em particular dos destinatários dos serviços prestados pelos profissionais farmacêuticos.

O Bastonário deu nota de que diversas associações de doentes já manifestaram o seu descontentamento perante as dificuldades de implementação do projeto.

Neste sentido, o representante da OF apelou à resolução dos constrangimentos, permitindo um melhor acesso dos utentes à dispensa em proximidade, ressalvando que o serviço deve ser capaz de assegurar a rastreabilidade, a segurança e a qualidade de todo o processo. 

Helder Mota Filipe garantiu que a Ordem se encontra totalmente interessada e disponível para fazer parte da solução e ajudar a resolver os problemas existentes, para que a dispensa em proximidade possa estar em pleno funcionamento o mais brevemente possível. 

A reunião decorreu no passado dia 12 de setembro, no Hospital Magalhães de Lemos, no Porto, e contou a intervenção inicial da Secretária de Estado da Saúde, Ana Povo, bem como do Bastonário da Ordem dos Farmacêuticos, Helder Mota Filipe. Seguiram-se as intervenções dos representantes do INFARMED – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), da Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) e dos Serviços Farmacêuticos da Unidade Local de Saúde de São João, que fizeram um ponto da situação sobre a implementação do serviço e identificaram constrangimentos sentidos e propostas de soluções para os ultrapassar.

A sessão contou ainda também com a presença da ACSS e dos Conselhos de Administração e Serviços Farmacêuticos de Unidades Locais de Saúde de todo o país.

Link da fonte

Scroll to Top