Email: geral@afp.com.pt Tel: 222 089 160 *

Dispensa da profilaxia pré-exposição ao VIH deve estar reservada a farmacêuticos – Notícias


A Profilaxia Pré-Exposição ao VIH (PrEP) vai estar disponível dentro em breve nas farmácias comunitárias, permitindo uma maior facilidade de acesso às pessoas em risco de exposição ao VIH. A Ordem dos Farmacêuticos (OF) desenvolveu uma área específica na sua Plataforma de Apoio à Intervenção Profissional, que será continuamente atualizada com as informações mais relevantes e atuais sobre a PrEP.

Devido à sua posição privilegiada de confiança e proximidade com o utente, os farmacêuticos desempenham um papel importante na educação para a saúde, na dispensa e no seguimento das pessoas sob tratamento com a PrEP.

Aquando da dispensa do medicamento, o aconselhamento sobre PrEP envolve a partilha de informação sobre comportamentos, práticas e outro tipo de informação clínica sensível que deve ser protegida de acordo com as leis de privacidade e da proteção de dados, bem como do Código Deontológico da OF, pelo que a dispensa da PrEP em farmácia comunitária deve ser efetuada, em exclusivo, por um farmacêutico.

Para apoiar nesta transição, a OF desenvolveu uma área específica na sua Plataforma de Apoio à Intervenção Profissional, que será continuamente atualizada com as informações mais relevantes e atuais sobre a PrEP.

Clique para aceder à Plataforma de Apoio à Intervenção Profissional da OF.

Link da fonte

Scroll to Top