Email: geral@afp.com.pt Tel: 222 089 160 *

Direção Nacional reuniu Conselho Farmacêutico Nacional – Notícias


A Direção Nacional da Ordem dos Farmacêuticos (OF) promoveu uma reunião, no dia 9 de julho, em Coimbra, do Conselho Farmacêutico Nacional, órgão consultivo que congrega a classe farmacêutica, as associações setoriais e a academia para uma reflexão sobre temas relevantes para a profissão farmacêutica.

A Direção Nacional da Ordem dos Farmacêuticos (OF) promoveu uma reunião, no dia 9 de julho, em Coimbra, do Conselho Farmacêutico Nacional, órgão consultivo que congrega a classe farmacêutica, as associações setoriais e a academia para uma reflexão sobre temas relevantes para a profissão farmacêutica. A iniciativa permitiu registar opiniões e contributos sobre matérias incluídas na proposta de Compromisso entre o Ministério da Saúde e as Ordens da Saúde, como a criação da Carreira Farmacêutica no SNS ou a definição de Ato Farmacêutico, mas também sobre a ligação entre o ensino e a prática profissional.
    
Miguel Silvestre, presidente do Conselho Farmacêutico Nacional, conduziu os trabalhos daquela que foi primeira reunião do Conselho Farmacêutico Nacional, seis meses após o início do mandato dos atuais órgãos sociais da OF.

Na presença de representantes das associações setoriais, da academia, dos jovens farmacêuticos e dos estudantes e de profissionais de vários ramos de atividade, foi unanimemente reconhecida a importância da defesa e implementação de uma carreira profissional reservada aos farmacêuticos com vínculo à Administração Pública.

Neste âmbito foram sugeridas propostas de intervenção pública no sentido de valorizar as funções e responsabilidades dos farmacêuticos hospitalares e com o intuito de destacar a importância de se estabelecer um quadro de formação estruturada para estes profissionais, num regime de internato semelhante à profissão médica, e assim assegurar a sua qualificação permanente, bem como a renovação do quadro farmacêutico nos serviços públicos de saúde.

Os conselheiros foram também informados sobre as negociações entre o Ministério da Saúde e a OF para definição do Ato Farmacêutico, numa iniciativa integrada na proposta legislativa de revisão dos Atos em Saúde, que abrange também os médicos, médicos dentistas, enfermeiros, biólogos, nutricionistas e psicólogos.

Esta reunião constituiu também uma primeira oportunidade para apresentação e debate sobre os objetivos da Plataforma Ensino-Profissão, uma iniciativa da OF que será dirigida pela professora catedrática da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra, Margarida Caramona.

Tendo como propósito aproximar a prática profissional e o ensino de Ciências Farmacêuticas, adequando-o às necessidades do mercado de trabalho, do sistema de saúde e dos próprios cidadãos, esta estrutura vai promover um debate alargado com intervenientes do setor, tendo sido desde logo destacado pelos conselheiros a importância de incluir um ciclo clínico no Mestrado Integrado.

No final dos trabalhos, a bastonária agradeceu a presença e os contributos de todos os conselheiros presentes e relevou a importância deste Conselho na definição de uma estratégia de intervenção da OF. Ana Paula Martins assegurou que as sugestões apresentadas durante a reunião serão alvo de análise e debate pela Direção Nacional e deixou também o compromisso de promover outras reuniões deste órgão consultivo da OF.

Link da fonte

Scroll to Top