O Dia Mundial dos Farmacêuticos será celebrado este ano no 25 de setembro, sob o lema “Think Health, Think Pharmacist” (“Pense Saúde, Pense Farmacêutico”), tema anunciado pela Federação Internacional Farmacêutica (FIP) no início de julho de 2025.
Esta iniciativa destaca o papel central dos farmacêuticos enquanto profissionais imprescindíveis aos sistemas de saúde, recordando às autoridades, utentes e sociedade em geral que “pensar saúde” passa também por pensar no farmacêutico como pilar fundamental no cuidado e bem-estar.
O papel estratégico dos farmacêuticos
Mais do que dispensar medicamentos, os farmacêuticos garantem o seu uso seguro, aconselham quanto a interações medicamentosas, promovem campanhas de vacinação, reforçam a literacia em saúde e colaboram ativamente com outros profissionais de saúde. Sob o mote deste ano, a FIP pretende reforçar que o acesso a cuidados de qualidade depende da presença de farmacêuticos bem formados e integrados nas políticas de saúde.
A mensagem é clara: para pensar saúde, é preciso pensar também em quem assegura a gestão segura, eficaz e humanizada da terapêutica.