Ação de sensibilização e de reflexão, o Dia Digital e Telessaúde destina-se aos profissionais de saúde e visa fomentar a adoção dos novos modelos de atendimento e prestação de cuidados. Trata-se de uma iniciativa promovida pela SPMS, que está a percorrer o país.
O Dia Digital e Telessaúde é uma ação de sensibilização e um espaço de discussão, em que os profissionais de saúde perspetivam a adoção dos novos modelos de atendimento e prestação de cuidados à distância. Chegar à inclusão destes serviços de atendimento e interação com o utente, de forma digital e estruturada, na carteira de serviços das entidades de saúde, é o principal objetivo deste dia.
Trata-se de uma iniciativa proposta pela SPMS e resulta do envolvimento e intervenção das suas equipas multidisciplinares, que, na sua essência, procuram incorporar a tecnologia da saúde nas práticas diárias dos profissionais, com vista à otimização dos serviços de saúde oferecidos às populações.
A iniciativa procura envolver todas as entidades de saúde a nível nacional, abrangendo todos os níveis de cuidados. Ao longo de 2024, doze Unidades Locais de Saúde (ULS) e o Instituto Português de Oncologia de Coimbra já organizaram, com o apoio da SPMS, o Dia Digital e Telessaúde, envolvendo mais de mil profissionais. Até ao final do ano, deverá chegar a mais três entidades.
Dirigido essencialmente aos profissionais, procura clarificar a utilização das plataformas digitais e de telessaúde desenvolvidas para o Serviço Nacional de Saúde (SNS), tal como a Live, para a realização de teleconsulta, ou a Plataforma de Telecuidados, destinada à telemonitorização e telerreabilitação. Possui ainda uma componente informativa e demonstrativa destas plataformas, na visão do utente.
A partilha e o enriquecimento de conhecimento, de aprendizagens e de discussão em torno das potencialidades do digital e da telessaúde são outras vantagens que esta ação proporciona.
Cada evento destacou as possibilidades oferecidas pela digitalização e a telessaúde, desde consultas remotas à monitorização de doentes crónicos, e demonstrou como as ferramentas digitais podem otimizar o acesso e a eficiência nos serviços. Testemunhou, ainda, o compromisso contínuo destas entidades com a transformação digital e a melhoria dos cuidados de saúde.
O interesse demonstrado e o agendamento de novos eventos para 2025 demonstram o sucesso desta iniciativa, bem o compromisso das unidades de saúde e da SPMS para com a inovação e a inclusão, preparando o sistema de saúde para os desafios do futuro. Refletem, também, a confiança no impacto positivo destas iniciativas para a inovação e modernização do SNS.