CT-Luso em destaque no FIP Cape Town 2024 – Notícias


Helder Mota Filipe, bastonário da Ordem dos Farmacêuticos, apresentou o projeto CT-Luso, no dia 3 de setembro, no FIP Cape Town 2024 – 82o Congresso Mundial de Farmácia e Ciências Farmacêuticas, organizado pela Federação Internacional Farmacêutica (FIP), na Cidade do Cabo, na África do Sul.

Com o tema “Inovar para o Futuro dos Cuidados de Saúde“, o congresso oferece uma oportunidade para profissionais da área da farmácia de todo o mundo se reunirem, trocarem conhecimentos e discutirem inovações no campo da saúde.

Neste contexto, o bastonário Hélder Mota Filipe sublinhou a importância da missão do projeto CT Luso que visa capacitar profissionais de saúde dos países lusófonos na área da investigação biomédica e ensaios clínicos.

“Dados de 2022 mostram que África realizou apenas 1% (861) dos ensaios clínicos em todo o mundo, em comparação com 22% (13 066) na Europa”, referiu. África do Sul, Quénia e Nigéria são responsáveis para 63,75% dos ensaios clínicos realizados no continente africano.

Estes números demonstram que “os países de língua portuguesa são frequentemente excluídos do circuito dos ensaios clínicos”, sendo a “barreira linguística uma das principais causas desta marginalização, uma vez que a formação em investigação clínica é normalmente conduzida em inglês ou francês”.

O projeto CT-Luso é financiado pela Comissão Europeia, através do Programa EDCTP3, uma Parceria entre a Europa e os Países em Desenvolvimento para a Realização de Ensaios Clínicos. A iniciativa vem dar continuidade ao projeto desenvolvido entre 2018 e 2022 – BERC-Luso, Projeto de Capacitação Ética e Regulamentar nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa, aprovado e financiado pelo Programa EDCTP2.

Link da fonte

Scroll to Top