Email: geral@afp.com.pt Tel: 222 089 160 *

Convenção Nacional da Saúde apresenta nova ferramenta para avaliação do sistema de saúde – Notícias


A Convenção Nacional da Saúde (CNS) apresentou uma nova ferramenta para avaliação do desempenho e impacto do sistema de saúde. Com uma periodicidade anual, o RADIS – Relatório de Avaliação do Desempenho e Impacto do Sistema de Saúde pretende sinalizar os pontos fortes e as fragilidades do sistema de saúde, permitindo também uma comparação indicadores de outros sistemas de saúde europeus.

A CNS esteve reunida a 9 de novembro, no auditório da Ordem dos Médicos, em Lisboa, numa conferência que contou com a participação do ministro da Saúde, Manuel Pizarro, e do bastonário da Ordem dos Farmacêuticos, Helder Mota Filipe, entre outros representantes de entidades que integram a Convenção.

“Trata-se de um sistema que avalia a prestação de cuidados de saúde em Portugal aos seus mais diversos níveis, em termos de acesso, em termos de qualidade, em termos de valor de saúde, de prevenção e ensino da literacia em saúde aos doentes”, explicou o presidente da CNS, Eurico Castro Alves.

“O RADIS permite avaliar a cada ano se o sistema de saúde português está centrado nos cidadãos, se baseia no valor em saúde e é capaz de produzir saúde e bem-estar. Isto é, se está a cumprir, como todos desejamos, a sua função de cuidar”, acrescentou o responsável.

Link da fonte

Scroll to Top