Com o arranque da campanha de vacinação sazonal contra a gripe e a COVID-19, a SPMS, através do Centro de Controlo e Monitorização do Serviço Nacional de Saúde (CCMSNS), desempenha um papel determinante no controlo, receção e conferência de faturas emitidas pelas farmácias.
Desde o início da campanha, a 23 de setembro, o CCMSNS já registou 742.336, 00 euros em valores rececionados, correspondentes a 2.318 faturas emitidas pelas farmácias comunitárias, o equivalente a aproximadamente 250 mil inoculações realizadas no primeiro mês.
Com cerca de 2.500 farmácias aderentes, a campanha tem vindo a decorrer com normalidade, permitindo vacinar pessoas entre os 60 e os 84 anos, exceto em casos de reações adversas graves ou hipersensibilidade a vacinas anteriores. À semelhança do ano anterior, cada administração de vacina contra a gripe ou contra a COVID-19 é remunerada em 3 euros.
O CCMSNS assegura o controlo, a receção e a conferência das faturas, garantindo transparência e eficiência. Assegura ainda que os pagamentos às entidades participantes são processados com rigor e que o investimento público na vacinação é realizado de forma responsável.