Contributo da AFP fortalece compromisso coletivo pela saúde

A Associação de Farmácias de Portugal (AFP) foi uma das 50 entidades que assinaram, no passado dia 14 de outubro, a “Declaração pela Saúde”, um compromisso coletivo para a construção de um sistema de saúde mais eficiente, justo e sustentável.

 

A AFP reconhece na “Declaração pela Saúde” uma visão integrada e estratégica para o futuro do sistema de saúde nacional, que defende um modelo de cuidados centrado no cidadão, baseado na prevenção, personalização e proatividade. Sublinha ainda a importância de políticas públicas que considerem os determinantes sociais, ambientais e económicos da saúde, numa perspetiva holística e integradora, promovendo simultaneamente a literacia em saúde e a equidade no acesso aos cuidados.

 

Com esta assinatura, a AFP reafirma a sua total disponibilidade para colaborar com as demais entidades, públicas e privadas, na concretização destes princípios. O objetivo é garantir que a saúde em Portugal continue a ser um direito universal e de qualidade, promovendo iniciativas que contribuam para o bem-estar de todos.

 

O documento, assinado na sessão evocativa dos 50 anos da ANF – Associação Nacional das Farmácias, pode ser consultado aqui.

Scroll to Top