A norma específica para atribuição da competência farmacêutica em investigação clínica foi publicada em Diário da República no passado mês de julho, entrando agora em vigor.
Em breve será divulgado o calendário de exames para atribuição da competência, tendo a Direção Nacional da Ordem dos Farmacêuticos nomeado a comissão responsável que terá a responsabilidade de avaliar os candidatos, nos termos definidos na norma agora publicada.
A competência farmacêutica em investigação clínica visa reconhecer os farmacêuticos que adquiram conhecimentos para desempenhar atividades de investigação clínica de forma diferenciada. Esse reconhecimento abrange o conhecimento e a experiência em métodos de investigação clínica, dos aspetos éticos e legais, da bioestatística e da utilização de dados em saúde, dos sistemas de saúde e da disseminação dos resultados decorrentes da investigação.
Ao atribuir esta competência, a Ordem dos Farmacêuticos pretende valorizar a atuação dos profissionais nesta área, bem como promover a qualidade da investigação clínica realizada em Portugal, contribuindo para a segurança e eficácia das intervenções terapêuticas disponíveis para os doentes.
A comissão responsável agora designada é constituída pelos farmacêuticos António Teixeira Rodrigues, Catarina da Luz Oliveira, Fernando Fernandez-Llimos, Maria Teresa Herdeiro e Teresa Guerreiro.