Email: geral@afp.com.pt Tel: 222 089 160 *

Comissão Europeia fez balanço de dois meses da Carteira Profissional Europeia – Notícias


A Comissão Europeia revelou, durante um evento realizado em Bruxelas, no dia 18 de março, os últimos desenvolvimentos sobre o processo de implementação da Carteira Profissional Europeia (EPC).

A Comissão Europeia revelou, durante um evento realizado em Bruxelas, no dia 18 de março, os últimos desenvolvimentos sobre o processo de implementação da Carteira Profissional Europeia (EPC). Disponibilizado há dois meses, o sistema registou mais de 500 pedidos, 130 dos quais efetuados logo na primeira semana. Apesar de alguns pedidos de farmacêuticos, ainda não foi atribuída nenhum EPC a estes profissionais.
    
Os números foram adiantados pela diretora geral para Mercado Interno, Indústria, Empreendedorismo e SMEs, Lowri Evans, na sua intervenção durante o Forum para o Mercado Único 2015/2016, dedicado à EPC.

Segundo revelou também a secretária geral do Grupo Farmacêutico da União Europeia, Jurate Svarcaite, ainda não foram atribuídas EPC a farmacêuticos, mas estão atualmente a ser processados pedidos formulados por estes profissionais. O dia de hoje marca o dia da atribuição da primeira carteira profissional, concedida a Hanno Dönz, Guia de Montanha austríaco.

A EPC não vem substituir as carteiras profissionais dos Estados-membros, nem é uma autorização para o exercício profissional em todo o território europeu. Trata-se de um procedimento eletrónico simplificado que os profissionais podem utilizar para o reconhecimento automático das suas qualificações quando pretendem exercer noutro Estado membro da União Europeia (UE).

Os representantes da CE aproveitaram ainda para apresentar o portal de Internet Your Europe e o Centro de Serviços para o Mercado Único.

Clique aqui para visualizar o vídeo explicativo dos objetivos da ECP.

Link da fonte

Scroll to Top