O Serviço de Farmácia do Hospital do Santo Espírito da Ilha Terceira (HSEIT) foi recentemente distinguido com uma certificação de qualidade, alcançada sem qualquer não conformidade identificada. Esta conquista representa um marco relevante para a valorização e reconhecimento dos Serviços Farmacêuticos na Região Autónoma dos Açores.
A cerimónia contou com a presença da Secretária Regional da Saúde e Segurança Social, Mónica Seidi, que felicitou o Conselho de Administração do Hospital e toda a equipa dos Serviços Farmacêuticos, liderada pela farmacêutica Margarida Martins, destacando o rigor e empenho dos profissionais envolvidos.
Mónica Seidi sublinhou ainda a importância de continuar a trilhar um caminho sustentado na qualidade e na avaliação de resultados, reforçando que os utentes devem permanecer no centro das decisões. “Queremos e devemos continuar a fomentar uma gestão responsável, como nos cabe fazer, reduzir os custos enquanto crescemos em termos de eficiência operacional. Não temos dúvidas que a uniformização de padrões de atuação também neste âmbito são uma mais-valia”, acrescentou a Secretária Regional.
A certificação em causa melhora a capacidade de rastrear todos os processos e componentes de cada procedimento, facilitando auditorias e controlos de qualidade, reconhecendo a promoção de terapêuticas seguras, eficazes e centradas no doente.
Este marco evidencia, assim, o impacto positivo da atuação farmacêutica em contexto hospitalar e reforça a importância de investir na qualificação técnica e científica dos profissionais da área em todo o território nacional, incluindo as regiões autónomas.