A Ordem dos Farmacêuticos (OF) voltou a assinalar o início da atividade profissional de centenas de novos farmacêuticos e a atribuição da especialidade aos novos farmacêuticos especialistas. A Cerimónia de Compromisso Farmacêutico, este ano organizada pela Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas, decorreu no dia 22 de março, na FIL, em Lisboa, com a participação de mais de 400 pessoas, na maioria jovens recém-farmacêuticos, mas também farmacêuticos especialistas, familiares, amigos e convidados.
A Cerimónia de Compromisso Farmacêutico assinala a entrada na profissão dos jovens que concluíram o Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas e que se inscreveram na OF no último ano. Assinala também a conclusão da especialização e a entrega do diploma com o título de especialista aos farmacêuticos que concluíram uma das sete especialidades farmacêuticas atribuídas pela OF – em Análises Clínicas, Assuntos Regulamentares, Distribuição Farmacêutica, Farmácia Comunitária, Farmácia Hospitalar, Genética Humana ou Indústria Farmacêutica.
Juntos reafirmaram o seu compromisso ético e deontológico com os valores da profissão da profissão farmacêutica, através da leitura do Juramento Farmacêutico.
Os diplomas e as novas carteiras profissionais destes farmacêuticos são entregues pelo bastonário, pelos presidentes das respetivas Secções Regionais da OF e pelos presidentes dos respetivos Conselhos dos Colégios de Especialidade.
Este ano, foram pela primeira vez entregues os títulos de especialidade aos farmacêuticos que concluíram a nova especialidade em Distribuição Farmacêutica.
Os jovens farmacêuticos e os novos farmacêuticos especialistas enfrentam agora uma nova etapa nas suas vidas profissionais. O bastonário e o presidente da Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas destacaram a solenidade do momento e simbolismo desta cerimónia.
“Estamos rodeados de uma nova geração de farmacêuticos, que irá contribuir para o crescimento da nossa profissão e para o fortalecimento do sistema de saúde em Portugal e para um ainda melhor serviço aos cidadãos e à sociedade portuguesa”, disse o bastonário.
“Estes farmacêuticos iniciam agora uma nova etapa na sua jornada profissional, num percurso marcado pelo estudo, pela dedicação e pelo compromisso com a ciência, com a saúde e o bem-estar dos cidadãos”, acrescentou.
Ambos os responsáveis sublinharam também a principal missão da Ordem e dos seus membros, “a defesa dos interesses dos destinatários dos nossos serviços”.
Os profissionais mais jovens são a garantia de que a profissão continuará a desenvolver-se de forma sustentada e ao serviço dos cidadãos, garantido a cada momento as respostas mais relevantes para a sociedade.
A todos, expressaram o desejo de um percurso profissional repleto de oportunidades, desafios, realizações e sucessos, reforçando também a disponibilidade da Ordem para os receber, apoiar e divulgar iniciativas e projetos e para auxiliar no seu percurso profissional.