O Centro de Controlo e Monitorização do Serviço Nacional de Saúde (CCMSNS) celebra 14 anos de atividade. Por mês, são recebidas e conferidas 8 mil faturas, 14,8 milhões de embalagens de medicamentos e mais de 11 milhões de exames médicos.
É estratégico para a eficiência do Serviço Nacional de Saúde e para a gestão da despesa pública com cuidados de saúde. Sob gestão da SPMS desde 2018, é responsável por gerir e assegurar todas as atividades relacionadas com a conferência de faturas e de documentos de prescrição e prestação. Atualmente, passam pelo CCMSNS cerca de 20% do Orçamento do Estado previsto para 2024 para a área da Saúde.
Ao centralizar a conferência de uma parte significativa da despesa do setor da saúde, o CCMSNS permite responder de forma ágil aos desafios decorrentes destas alterações no SNS, nomeadamente ao nível dos processos de faturação. É um elemento agregador e facilitador entre as entidades envolvidas.
Destacam-se como grandes marcos: a implementação de códigos bidimensionais, a informatização e desmaterialização da faturação, a partilha de resultados de exames, a conferência de incentivos de genéricos às farmácias e, ainda, outros serviços no âmbito de testes rápidos de antigénio, vacinação gratuita de covid-19 e gripe sazonal.
Nestes 14 anos de atividade tem demonstrado estar à altura das exigências dos prestadores e do cidadão, com transparência, eficiência e reconhecida boa gestão. E é com estes valores que promete continuar a sua atividade e a responder aos novos desafios, como a reorganização do Serviço Nacional de Saúde, com a criação de 31 Unidades Locais de Saúde (ULS), que se juntam às 8 já existentes.