Email: geral@afp.com.pt Tel: 222 089 160 *

Campanha de vacinação já chegou a 150 mil portugueses – Notícias


O bastonário da Ordem dos Farmacêuticos (OF), Helder Mota Filipe, esteve hoje na Farmácia Torres Pinheiro, em Tomar, numa iniciativa integrada na Campanha de Vacinação Sazonal contra a Gripe e a COVID-19 no Outono-Inverno 2023-2024. Presente na ocasião, o secretário de Estado da Saúde, Ricardo Mestre, revelou que foram administradas cerca de 150 mil vacinas contra a gripe e a COVID-19 desde o início da campanha, no dia 29 de setembro.

A visita à Farmácia Torres Pinheiro registou a participação do presidente da Câmara Municipal de Tomar, Hugo Cristóvão, do presidente do Infarmed, Rui Santos Ivo, e da presidente da Associação de Farmácias de Portugal, Isabel Cortez, entre outras individualidades e parceiros da campanha de vacinação, que este ano inclui, pela primeira vez, os farmacêuticos e farmácias comunitárias como pontos de vacinação para todos os portugueses com 60 ou mais anos.

O bastonário destacou a importância deste serviço, pela proximidade, segurança e conforto que proporciona para todos utentes, destacando as qualificações dos farmacêuticos para prestação deste serviço.

Atualmente, cerca de 6.500 farmacêuticos têm a Competência Farmacêutica em Administração de Vacinas e Medicamentos Injetáveis ativa, estando, portanto, habilitados para administrar vacinas contra a gripe e a COVID-19 no âmbito da presente campanha.

A OF desenvolveu uma formação online específica sobre a vacinação contra COVID-19 para atualização de conhecimentos, que tem registado uma adesão massiva por farmacêuticos com a competência ativa, mas também por farmacêuticos de outras áreas profissionais, embora estes não possam administrar vacinas.

Clique para aceder à página eletrónica da OF dedicada à Campanha de Vacinação.

Link da fonte

Scroll to Top