Bruno Sepodes eleito Presidente do CHMP da EMA – Notícias


Na reunião de setembro, o Comité de Medicamentos para Uso Humano (CHMP) da Agência Europeia de Medicamentos (EMA) elegeu Bruno Sepodes como o seu novo presidente.

O Professor Sepodes inicia o seu mandato de três anos a 21 de setembro e sucede Harald Enzmann como presidente, que completou o máximo de dois mandatos de três anos permitidos para presidentes do CHMP.

Bruno Sepodes é especialista em farmacologia e farmacoterapia, com Mestrado em Ciências Regulamentares pela Universidade de Lisboa e Mestrado em Saúde Pública pela Universidade Johns Hopkins (EUA). Trabalha como perito no INFARMED, a Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde de Portugal, desde 2005. Sepodes tem uma vasta experiência na EMA, nomeadamente como membro e vice-presidente do CHMP, membro do Comité de Terapias Avançadas (CAT), membro e presidente do Comité de Medicamentos Orfãos (COMP) e co-presidente do Grupo de Trabalho de Emergência da EMA (ETF).

O CHMP é o Comité Científico mais importante da EMA e, todos os meses, faz recomendações de aprovação ou rejeição de medicamentos inovadores no quadro do procedimento centralizado europeu de aprovação de novos medicamentos, desempenhando assim um papel fundamental na autorização de medicamentos na União Europeia (UE). O CHMP é ainda responsável por avaliar alterações ou extensões de uma autorização de introdução no mercado já existente, e por recomendar à Comissão Europeia alterações à autorização de introdução no mercado de um medicamento, ou a sua suspensão ou retirada do mercado com base nas recomendações do Comité de Avaliação do Risco de Farmacovigilância da EMA.

Link da fonte

Scroll to Top