Email: geral@afp.com.pt Tel: 222 089 160 *

Bastonário visitou sede da Jornada Mundial da Juventude – Notícias

Sob a coordenação do farmacêutico Francisco Sá, que acompanhou o bastonário nesta visita à sede da JMJ 2023, este grupo de farmacêuticos tem como principal missão garantir o circuito do medicamento e outros produtos de saúde bem como o seu acesso e a disponibilidade, necessários quer para os participantes quer para os voluntários. 

Garantida a assistência e responsabilidade
farmacêutica, o Infarmed concedeu a autorização para abertura do armazém de
abastecimento à Jornada como Local de Venda de Medicamentos Não Sujeitos
a Receita Médica. Alertou também os operadores para o aprovisionamento de
medicamentos mais consumidos entre as faixas etárias participantes no evento e autorizou ainda as farmácias a dispensar a medicação sem receita médica a doentes crónicos peregrinos.

Os serviços farmacêuticos de apoio às Jornadas vão estar assim sedeados perto do Parque Tejo, onde estão previstas várias atividades associadas ao evento, estando igualmente planeados vários “armazéns avançados” de medicamentos, situados nas tendas e hospitais de campanha espalhados pela cidade.
O coordenador da JMJ 2023, D. Américo Aguiar, acredita na capacidade da organização para resolver situações excecionais que possam ocorrer, esperando que não seja necessário acionar quaisquer planos de contingência ou emergência.
Na qualidade de presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023, agradeceu a adesão dos farmacêuticos à chamada de profissionais de saúde voluntários – são cerca de 10% dos 500 profissionais de saúde voluntários angariados pela organização.
D. Américo Aguiar recordou o relevante papel social que os farmacêuticos vêm desempenhando na história do país, em particular nas regiões do interior, onde, em muitos casos, apenas a farmácia, a igreja e os correios resistiram à desertificação.
O bastonário agradeceu a receção, bem como todas as explicações sobre a organização das equipas de saúde. Destacou, muito particularmente, a preocupação em garantir o acesso aos medicamentos numa altura tão particular e manifestou a sua satisfação pelo planeamento de uma cobertura farmacêutica adequada.

Link da fonte

Scroll to Top