O bastonário da Ordem dos Farmacêuticos (OF) deslocou-se esta terça-feira, dia 23 de julho, à ilha do Faial, para visitar o Hospital da Horta e algumas farmácias comunitárias da ilha açoriana. A iniciativa esteve integrada nas Visitas Regionais que o dirigente da OF vem realizando desde final do ano passado, e que já havia também passado pelas ilhas de São Miguel, Santa Maria e Terceira.
Neste encontro, foi possível constatar a dificuldade da unidade em atrair e reter os seus profissionais, numa realidade transversal a outras unidades de saúde do arquipélago. O conselho de administração e os farmacêuticos reportaram também problemas relacionados com a escassez de medicamentos e ruturas de stock, que colocam importantes desafios aos seus profissionais. Ainda assim, o consumo de medicamentos em ambiente hospitalar aumenta consideravelmente todos os anos, representando um desafio adicional para na gestão de recursos.
Após a reunião inicial com os responsáveis do hospital, o bastonário visitou os serviços farmacêuticos e de patológica clínica, contactando com a equipa de farmacêuticos, registando as suas preocupações e desafios profissionais.
Durante a tarde, o representante dos farmacêuticos visitou três farmácias comunitárias da ilha do Faial – Farmácia Lecoq, constantanto também as particularidades do exercício profissional numa ilha com cerca de X habitantes.
Neste contexto, foi também possível perceber a oferta de serviços farmacêuticos à comunidade faialense, com particular relevância para a preparação individualizada da medicação e para a renovação da terapêutica.
O bastonário lembrou que a região autónoma dos açores não contemplou a participação dos farmacêuticos comunitários na última campanha de vacinação sazonal, sublinhando o excelente contributo destes profissionais para a cobertura vacinal no continente.